SOBRE

4 Etapas da Captação é um curso básico e gratuito de captação de recursos que usa um ambiente virtual de aprendizagem para disseminação do conhecimento. Ele é a concretização de um trabalho idealizado por Célia Cruz e Renata Brunetti de facilitar o acesso, de organizações da sociedade civil, à dicas e ferramentas de captação para a elaboração de seus planos de sustentabilidade financeira. O curso está disponível em VIDEOAULAS e oferece também a oportunidade de aplicação prática dos conteúdos apresentados em MATERIAIS DE APOIO.

O 4 Etapas foi a semente do Captamos que é um espaço online mais amplo e completo de aprendizagem e troca de conhecimento em captação de recursos.  Vale dar uma olhada: www.captamos.org.br.

METODOLOGIA | AS 4 ETAPAS DA CAPTAÇÃO

4-Etapas

O curso 4 Etapas da Captação foi desenvolvido numa metodologia própria, que divide o processo de elaboração de um plano de ação em captação de recursos em 4 etapas:

  • DIAGNÓSTICO – É a hora de recuperar o histórico da captação de sua organização para analisar os pontos fortes e fracos antes de desenhar os novos passos.
  • SUPORTE – É a hora de revisar seus projetos e orçamentos e construir materiais de apoio à captação.
  • ESTRATÉGIA – É a hora de encontrar a técnica de captação mais adequada para cada um de seus objetivos.
  • NEGOCIAÇÃO – É a hora de “fechar” a captação propriamente dita.

AS IDEALIZADORAS

CÉLIA CRUZ

CÉLIA CRUZ

Diretora do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) desde 2012, Célia foi Diretora da Ashoka Brasil, Paraguai e Canada e Managing Director da Ashoka Global Fellowship (2002-2011). Célia trabalhou no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS, 2000-2002) no tema fundações comunitárias. Criou a empresa de consultoria em captação de recursos, Philantropics em 1994 e trabalhou como Diretora de Desenvolvimento Institucional da EAESP/FGV (1994 a 2000). Célia é graduada em economia pela FEA/USP e tem seu mestrado pela EAESP/FGV com intercâmbios na ESSEC, France e York University, Canadá. Célia é co-autora do livro Captação de Diferentes Recursos para Organizações Sem Fins Lucrativos, 2000.

RENATA BRUNETTI

RENATA BRUNETTI

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, atuou desde 1996 como consultora em captação de recursos em diversas organizações sociais: Graacc, Hospital Sírio Libanês, entre outras. Faz parte da Ashoka Support Network e do conselho do Instituto GMK, da Fundação ABH, do Instituto Horas da Vida e da Captamos. Atualmente atua como consultora em inovações para gerar impacto social e ambiental positivo. É diretora estratégica e co-idealizadora da Atuação no Mundo – que é uma empresa social “B” de comunicação e conteúdo, que visa a transformação do mundo em que vivemos para o mundo que queremos através da divulgação de iniciativas inovadoras e transformadoras.

Entre em contato!